segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bolo de caneca ou Cupcakes de Microondas

Este bolinho é muito fácil de fazer, não tem erro, e o melhor, fica pronto em menos de 5 minutos...considerando o tempo de preparo, de cozimento e de consumo.
O que mais me agrada nesta receita é que faço apenas um bolo, que é devorado na hora, ainda quentinho e fofinho. Não tenho que me estressar com o armazenamento, me preocupar se vai ficar duro e seco depois. Faço a gostosura, me sirvo, fico feliz e ainda não tenho que limpar formas, pratos, etc, pois utilizo a própria caneca como pratinho. Fantástico, né?
Uma dica: se a sua caneca não for muito grande, divida a massa ainda crua em duas ou mais peças...ou até mesmo em ramequins (pequenas travessinhas refratárias), pois evitará que o bolo transborde e ainda sobrará espaço para a cobertura.Nesta caso, a massa pode ser guardada na geladeira, ainda crua, envolta em filme plástico, para ser assada em outro dia. Genial, né? Lá vai a receita:



Cupcake de Chocolate


Ingredientes:
1 ovo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha preparada ( ver postagem do dia 23 de setembro)
1 colher de café de fermento

Modo de Fazer:
Misturar um ingrediente por vez, na caneca, acrescentando um após o outro, começando pelo ovo. Após acrescentar todos, mexa muito bem.
Levar a uma caneca grande, que não tenha superfície ou desenhos refletivos (prateados, dourados) e programar o microondas para o tempo de 2 minutos, na potência alta.
Após este prazo, o bolinho estará pronto.
É muito gostoso puro, mas se quiser, pode acrescentar cobertura. Eu coloco brigadeiro mole.

Cobertura:
2 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de café de chocolate em pó
1/2 colher de café de margarina
Misturar todos os ingredientes num copo e levar ao microondas por 20 segundos ou até aquecer. Mas cuidado com o tempo porque o brigadeiro ferve no microondas. Então, fique de olho.
Despejar sobre o cupcake e comer....

Se preferir, pode colocar uma bola de sorvete sobre o bolinho ainda quente...uma tentação!

Bom apetite!

Um comentário:

Natália disse...

Acabei de fazer essa receita! Era o que eu estava procurando! Simplesmente perfeita! Otima e rápida. Parabens. Adorei :D