quarta-feira, 7 de abril de 2010


Hoje acordei as 6:30 hs morrendo de fome!! Aquele bolo de banana (da receita anterior) já tinha acabado e fiquei revirando o armário para descobrir o que iria comer de café da manhã! Esse é o terror de todo celíaco, não é? Levantar com fome e não ter nada pronto em pacotes para comer...um pão gostoso e macio para colocar na torradeira, um pacote de bolacha de chocolate, bem crocante, ou bolos de vários sabores que encontramos no mercado... em especial eu adorava comer o bolinho Ana Maria recheado com creme...ah, que delícia!
Pois bem, essa hora é um perigo, porque muitos acabam burlando a dieta isenta de glúten (eu mesma já fiz isso muitas vezes).
Para que isto não aconteça, é simples: basta um pouquinho de organização e planejamento. Assim, ao invés de eu acordar e ter que cozinhar alguma coisa, que ainda não sei o que é, somado à preguiça da manhã, por que não posso deixar uma massa crua e pronta de waffles na geladeira, para só ter o trabalho de colocá-la no aparelho? Parece simples, né? E...é!
Descobri a mina de ouro dos cafés da manhã! Posso deixar também massas de panquecas cruas na geladeira e só colocar na chapa na hora de comer.
Em nome da praticidade, já fiz vários waffles e congelei, para esquentar na torradeira de manhã, mas não tem comparação ao feito na hora! Desisti!
Então, voltando à minha maratona do café da manhã, me armei de coragem, tirei todos os ingredientes do armário e da geladeira e tratei de fazer o meu quitute matutino. Ficou DIVINO!!! Agradeci a mim mesma milhões de vezes!!!
Vou te dar, em primeira mão, uma receita de waffles maravilhosa, que não tem erro! Faça e me conte!


Waffles:

Ingredientes:

1 ovo
1 xícara de farinha preparada
1/4 de xícara de óleo
1 xícara de leite (colocar com cuidado, verificando o ponto)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
mistura de açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e despejar porções no aparelho de waffles.
Quando estiver pronto, polvilhe açúcar e canela, ou passe doce de leite, requeijão, geléias, nutella, o que quiser.
Uma dica muito boa é acrescentar à massa crua pedaços de chocolate ou frutas, tais como banana, maçã, etc.
Se preferir waffles salgados, tire o açúcar da receita e acrescente um pouco mais de sal. Fica muito gostoso colocar queijo picado na massa crua.
Enfim, a massa é básica então aceita qualquer recheio, doce ou salgado...

Bom Apetite!



Nenhum comentário: