segunda-feira, 5 de abril de 2010


Não existe nada tão bom quanto o cheirinho de bolo de banana e canela pela casa, numa tarde fria e nublada.
Pois bem, corri para a cozinha e me equipei com todos os apetrechos, para realizar a minha obra de arte. Peguei a batedeira dos meus sonhos, a fécula de batata, as bananas nanicas quase passando, canela em pó...enfim, tudo o que eu precisava para a alquimia da tarde. Lá fui eu...depois de 45 minutos, sentei-me confortavelmente para apreciar meu delicioso bolo, ainda quentinho!
Ficou com vontade? Aqui vai a receita:

BOLO DE BANANA, CANELA E LIMÃO

Ingredientes:

3 ovos
100 gramas de açucar
50 gramas de fécula de batata
1 colher de sopa de açúcar (para polvilhar)
1 colher de café de canela em pó (polvilhar)
3 bananas nanicas cortadas de comprido, em tiras finas

Calda:
caldo de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer:
Bater as claras em neve. Quando estiverem bem fofas, juntar as gemas. Deixar bater até esbranquiçar.
Juntar o açúcar. Bater.
Acrescentar a fécula de batata. Bater novamente.
Por último, colocar as bananas e polvilhar a mistura de canela com açúcar.
Colocar a mistura em uma forma untada com margarina ou manteiga e levar para assar em forno pré-aquecido, por 25 minutos (ou até estar assado).
Retirar do forno e esperar amornar.

Modo de fazer a calda:
Espremer 1 limão e misturar com o açúcar, em fogo baixo. Assim que começar a ferver, desligar o fogo e despejar a calda sobre o bolo.
Assim que esfriar, a calda irá endurecer, formando uma casquinha cítrica.

Bom apetite!

Nenhum comentário: