quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pizza de frigideira

Todo domingo à noite eu faço pizza de jantar...é uma instituição! Para o meu marido, faço a pizza de frigideira com a massa pronta do mercado (própria para frigideira). Para mim, faço sem glúten, e fico, ou melhor,.......FICAVA duas horas fazendo a massa, assando, recheando e novamente assando...era uma maratona...e fazia uma sujeira! Mas até que um belo dia enquanto eu fazia uma tapioca para meu lanche da tarde, olhei para a massinha aberta na frigideira e me deu uma luz divina...olha só que legal...tinha ficado igualzinha a massa comprada no mercado, própria para pizza de frigideira.

Resolvi testar...coloquei molho de tomate, mussarela, bacon, queijo catupiry, cebola, orégano e azeite e....voilá, deu super certo!!!


A receita é muito simples: tapioca. Para fazer a pizza, tenha todos os ingredientes reservados pois a massa cria liga em 1 minuto, daí é só abaixar o fogo e cobrir com o recheio desejado. Para o queijo derreter, tampe a frigideira e aguarde alguns instantes. Pronto, é só servir.


Receita de Tapioca:


1 kilo de polvilho doce

água


Modo de Fazer:

Umideça o plovilho com a água em uma travessa, para dar liga, e deixe na geladeira por 12 horas, coberto com um filme plástico. Após esse período, escorra a água que ficará na superfície da tigela. Restará uma massa compacta. Coloque-a em um pano de prato, esfarele-a e em seguida, passe em uma peneira média, acrescentando uma pitada de sal. Pronto, a massa básica está prontinha. Guarde-a em um tapeware na geladeira. Dura mais ou menos uma semana.

Se quiser fazer tapioca recheada, separe uma pequena quantidade da mistura e coloque em uma frigideira aquecida, como se fosse uma panqueca (espalhe bem a massa, não a deixe muito grossa). Assim que der liga, coloque o recheio de sua preferência e dobre a massa ao meio. É só servir.


Dicas de recheios salgados:

Queijo, frango e requeijão

Requeijão e peito de peru defumado

Queijo, orégano e manteiga

Carne seca com cheddar e catupiry

Calabresa com queijo e cheddar

Quatro queijos


Dicas de recheios doces:

Leite condensado com coco

Banana com leite condensado e canela

Banana e chocolate (nutella)

Romeu e julieta

Chocolate com coco

Doce de leite

Bom apetite!!



2 comentários:

Profª Marise Bastos disse...

Vc é maravilhosa, dividindo essas maravilhas com quem está tão desesperado!! Parabéns! Deus a abençoe!
Estou copiando tudo para dar uma força pra minha irmã, recém diagnosticada... Não quero que ela se abata e virei cozinheira de uma hora para outra! rsrsrs
Beijosssssss

Unknown disse...

Olá, querida.

Gostaria de saber se além da goma, existe algum farináceo que não contenha glúten?? Obrigada
Ita Rocha