sábado, 29 de maio de 2010

Bolacha Goiabinha e Casadinho de Doce de Leite



Além do pão, o que me faz muita falta no dia a dia é bolacha. Eu sempre fui maria-bolacha, a ponto de abrir um pacote e comê-lo inteiro na frente da TV. Eu amava a bolacha Bono de chocolate (antes era São Luiz, da Nestlé). Até já fiz uma bem parecida, que preciso repetir e postar aqui no blog.
Outra bolachinha dos meus sonhos é a goiabinha da Duchen (acho que agora é de outra marca). Como dizia o comercial "caiu no chão fica sem". Em homenagem à ela, fiz esta receita, que é muito gostosa e saborosa. Se substituir a goiabada por doce de leite, vira um casadinho.
A receita rende bastante, e o legal é que dá para congelar a massa crua, e assar quando tiver vontade. Para isso, basta tirar uma hora antes do freezer e deixá-la descongelar sozinha, não usando o microondas.

Ingredientes:

2 xícaras de manteiga, amolecida

2 xícaras de açúcar

3 ovos

1 colher de sopa de extrato de baunilha

6 xícaras de farinha preparada (receita no arquivo do dia 23 de setembro)

2 colheres de chá de fermento em pó

Goiabada derretida ou doce de leite, para o recheio


Modo de Fazer:


Preaqueça seu forno a 180 graus.

Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos e a baunilha e misture bem.

Combine a farinha e o fermento, e vá colocando aos poucos, com cuidado para não passar do ponto, na mistura dos ovos. Misture bem até formar uma massa compacta, mas suave, que solte das mãos.

Assim feito, abra a massa numa superfície lisa e enfarinhada ou, como eu faço, entre dois sacos plásticos.

Corte a massa com cortadores no formato que desejar, ou faça bolinhas.

Se cortar redondinhas, após assada, basta rechear com a goiabada (derretida) ou doce de leite e cobrir com outra rodela. Se fizer bolinha, basta cortar a goiabada em cubinhos e colocar sobre a bolinha pressionando-a levemente. Nos dois casos, é gostoso polvilhar açúcar de confeiteiro, quando pronto.

Leve para assar em uma forma untada ou coberta com papel manteiga (ou suplá - silicone próprio culinário).

Asse durante 10-12 minutos ou até que as extremidades estejam douradas.

Guarde o que sobrar em potes herméticos.


Bom apetite!!

3 comentários:

kikoesu disse...

Olá Alice! Adorei seu blog!
Estou com uma dúvida sobre o creme de arroz e fécula de batata: eu encontro no supermercado mesmo? Junto com as farinhas, ou tenho que ir em um lugar especializado?
Suzana

Lica disse...

Olá!
Adoro o seu site.As receitas são ótimas!!Parabéns!!Gostaria de saber se o extrato de baunilha equivale a essência de baunilha.Desde de já agradeço ! =)

Leila disse...

Esses biscoitinhos ficaram lindos Alice.
parabens!
bjs