sexta-feira, 28 de maio de 2010

Costelinha ao molho Barbecue



Eu adoro comer costelinha (Rib´s) ao molho barbecue, o difícil é a sujeira que faz nas mãos e no rosto, né? Lembro-me de ter comido este prato no famoso Dallas BBQ New York Restaurant, lugar gigantesco, que está sempre lotado, muito bom! As mesas eram bem juntas umas das outras, e pedi o Ribs ao molho barbecue (carro chefe do restaurante). Quando meu pratinho humilde chegou, era simplesmente gigantesco, dava para alimentar umas dez pessoas e a carne vinha nadando no molho barbecue. Junto com o prato, enviaram dois guardanapinhos minúsculos umidecidos, para limpar as mãos após a refeição. Não tive dúvidas, meus vizinhos de mesa que me desculpassem, mas mergulhei naquela maravilha! É claro que não tirei fotos do meu estado lastimável ao terminar o almoço, mas me consolei vendo todos os meus companheiros de comilança do restaurante na mesma situação embaraçosa em que eu me encontrava. No final das contas, valeu a pena, saí do meu almoço feliz, dando muitas risadas do "King Kong" pago e com minha barriguinha cheia do mais maravilhoso Ribs que já comi em minha vida!
Tragédias cômicas à parte, procuro comer esse prato sempre em casa, local seguro de "micos", com diversas opções de salva-vidas express, tais como milhões de guardanapos e pia com sabonete cheirosinho a dois passos da mesa. Nessas horas de molho barbecue "descontrol", corro pedindo ajuda à eles. Nunca falha!
Bom, quanto a esta receita o que posso dizer? É maravilhoooooooosssssaaaaaaa! Se não tomar cuidado é capaz de ser devorada em poucos segundos. E o cheirinho que exala? Acho que o quarteirão inteiro fica tentando descobrir de qual casa vem o aroma espetacular...
Não é a toa que os restaurantes Friday´s, Tony Roma´s e o Outback Steackhouse colocam essa iguaria como carro chefe em suas casas.
Este prato pode ser acompanhado de batatas fritas, purê de batata ou polenta. Precisa sim de carboidratos para acompanhar, por ser uma carne de sabor forte e muito rica em gordura, por mais que se retire àquelas aparentes no momento da preparação.

Vamos à receita:

Ingredientes:
01 peça de costelinha de porco
suco de 1/2 limão
pimenta do reino branca ou preta à gosto
01 copo de suco de laranja
1/2 copo de shoyo
sal à gosto
molho barbecue pronto (gosto muito do Hunt`s)

Modo de Fazer:

Em uma travessa, coloque a costelinha já limpa de gorduras aparentes. Acrescente o sal e a pimenta. Vire-a e faça a mesma coisa do outro lado.
Acrescente o suco de limão e massageie para o tempero entrar na carne.
Em seguida, coloque o shoyo e o suco de laranja.
Cubra a travessa com papel filme e leve à geladeira para descansar por uns 30 minutos (se quiser, pode deixar por um pernoite) para pegar bem o sabor da marinada.
Pre-aqueça o forno a 180 graus, por uns 10 minutos.
Retire o filme plástico, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 40 minutos ao até estar cozido. De vez em quando, levante o papel e regue as costelinhas com o caldo que se formou.
Assim que estiver bem assado, retire o papel alumínio e pincele o molho barbecue, voltando ao forno até ficar caramelado.
Pronto, é só se deliciar!

Bom apetite!!


Nenhum comentário: