quinta-feira, 20 de maio de 2010

Festival de Rocambole

Esse bolo é um "coringa". Aceita qualquer recheio e sempre fica muito delicado. Como é mais sequinho, combina muito com chocolate quente, capuccino ou um cafezinho expresso, neste frio.
Costumo fazer os seguintes recheios: doce de leite, goiabada, leite condensado com nozes e morango com chantili. Mas, pode ser feito com doce de leite e ameixa, damascos, etc.
Se quiser deixar o rocambole com sabor chocolate, basta acrescentar à massa crua 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Neste caso, o recheio pode ser de brigadeiro ou mesmo de ganache de chocolate (mistura de creme de leite e chocolate ao leite ou meio amargo).

Ingredientes do pão de ló:

05 ovos
200 gramas de açúcar
100 gramas de fécula de batata
Modo de fazer:

Separar as claras das gemas e bater as claras em neve. Em seguida, acrescentar as gemas e voltar a bater.
Devagar, colocar o açúcar. Bater.
Juntar a fécula de batata e bater novamente por uns 3 minutos, ou até a massa ficar bem fofa e clarinha.
Untar uma forma retangular grande, para a massa ficar baixinha (pois vai ser enrolada). Assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por uns 25 minutos ou até ficar assado (teste do palito).

Dica importantíssima:

Umidecer um pano de prato, abrir sobre uma superfície lisa e polvilhar com açúcar (se quiser, açúcar e canela em pó).
Em seguida, desenformar o bolo, ainda quente e colocar sobre o pano.
Colocar o recheio de preferência e enrolar, levantando o pano para apoiar o bolo e não quebrá-lo.
Passar para uma travessa ou prato e servir.

Recheios:
Goiabada: numa panela, derreter a goiabada com água até ficar cremosa
Ganache de chocolate: derreter o chocolate com o creme de leite no microondas ou banho-maria, na quantidade desejada (normalmente mesma quantidade de chocolate e creme, mas se quiser mais cremoso, coloque metade da quantidade de chocolate)
Leite condensado com nozes: levar ao fogo, 1 lata de eite condensado, nozes (quanto quiser) e 1 colher de chá de manteiga. Deixar ferver como brigadeiro mole.
Doce de leite: comprar o doce pronto ou colocar 1 lata de leite condensado na panela de pressão, por 30 minutos. Assim que esfriar, abrir a lata e rechear o bolo.


Bom apetite!!






Nenhum comentário: