domingo, 29 de agosto de 2010

Bacalhau com Alho

Adoro cozinhar no domingo pratos especiais, demorados e trabalhosos. Brincadeirinha... Verdade é que adoro cozinhar, aliás, amo cozinhar! Acho que eu nasci para cozinhar e comer! Ás vezes, quando estou dormindo, sonho com algumas receitas, que faço depois ao acordar. Muitas dão certo, outras ficam só para a imaginação e para rir, como é o caso da trufa de chocolate que era do tamanho da minha cabeça! Eu a segurava com as duas mãos e mordia com toda a vontade do mundo...É, eu acho que eu estava fazendo regime para emagrecer naquela ocasião...
Aliás, quando seguimos a dieta sem glúten direitinho, acabamos engordando um pouco, né? Mas tudo bem, são gordurinhas de saúde...
Voooooolllltando ao bacalhau, esta receita não é trabalhosa, pelo contrário, faço num minuto. O maior trabalho é dessalgar o peixe. Mas sabe, ultimamente, tenho comprado um bacalhau desfiado, que não demora nadinha para dessalgar, passo na água, escorro umas três vezes e pronto, já posso ferver. Uma vez deixei de um dia para o outro, daí ficou sem gosto...Pode ser a espécie do bacalhau, não sei. Eu sei que se for filé inteiro, demora mais...então use o desfiado.
O engraçado desta estoria toda é que quando eu era criança e via minha mãe fazendo bacalhau, lembro que ela deixava o peixe na geladeira numa bacia com água por uns 2 ou 3 dias, e eu achava um horror, morria de nojo... Mas agora que eu cresci alguns centímetros e me vejo no lugar de minha mãe, acho lindo! Abro a geladeira e fico admirando o relaxamento do meu peixinho... Conversas à parte, vamos à receita:

Ingredientes:


600 gramas de bacalhau desfiado
05 dentes de alho fatiados (ou a gosto)
01 cebola cortada em rodelas
azeite de oliva
100 gramas de azeitona portuguesa ( ou á gosto)
03 ovos cozidos, para decorar (e devorar)

Modo de Fazer:


Após dessalgar o bacalhau, levá-lo para ferver até ficar cozido (+ou - 10 minutos após a fervura). Escorrer a água e reservar.
Colocar meio copo de azeite numa panela e fritar o alho (não deixe queimar). Em seguida, acrescente o bacalhau e mexa para misturar com o azeite e o alho.
Em seguida, acrescente a cebola e as azeitonas. Se estiver um pouco seco, coloque mais azeite.

Pronto...viu que difícil?

Agora é só passar o bacalhau para uma travessa bonita, enfeitar com ovos cozidos partidos ao meio ou em quatro, não se esquecendo de que acompanha muito bem arroz e batatas palha. Ou, se preferir, batatas cozidas regadas com azeite.

Ficou com vontade? É só fazer!



Bom apetite!!







Nenhum comentário: