domingo, 5 de setembro de 2010

Festival de Docinhos de Festa - Parte I


Muitas idéias surgem quando penso em docinhos para festa (por isso o título - "parte I"). Não precisa conter glúten para ser gostoso! Que nada! Esses eu garanto que são deliciosos, muito chamativos e fáceis de fazer. Melhor...totalmente sem glúten.
Encontrei na loja de produtos para confeitaria um cálice de chocolate da marca Barion, que não contém glúten. Além de servir de copinho para licor, é ideal como taça comestível. É certo que o sabor do chocolate não é muito marcante, mas até isso é uma vantagem, pelo fato de não mascarar o recheio.

Nesta receita fiz uma ganache de chocolate meio amargo, infalível. Vamos à receita:
Ingredientes:
100 gramas de chocolate meio amargo sem glúten (dicas: marca Kopenhagen e Nugali)
50 gramas de creme de leite (pode ser light)
01 colher de sopa de conhaque (dica: Dreher não tem glúten) - opcional - se quiser pode usar essência
copinhos de chocolate sem glúten (dica: Barion)
Modo de Fazer:
Derreter o chocolate no microondas por 01 minuto na potência média. Tirar do micro e mexer para verificar se derreteu por igual. Caso contrário, volte ao microondas por mais 30 segundos ou até derreter. Cuidado para não passar do ponto, porque o chocolate queima e daí não dá para aproveitá-lo. Se preferir, derreta em banho-maria. Espere amornar.
Acrescente o creme de leite em temperatura ambiente e a colher de conhaque. Misture até ficar homogêneo e brilhante.
Para facilitar o preenchimento dos copinhos de chocolate, coloque o creme ganache dentro de um saquinho próprio de cozinha e corte a pontinha, formando um saco de confeiteiro.
Insira o saquinho com o creme dentro do copinho e aperte até o doce "transbordar". Pronto, leve para gelar (na geladeira) por umas 02 horas aproximadamente.
É só servir!

O outro docinho, morango coberto com chocolate, dispensa comentários. Estamos na época do morango, o preço está muito bom e há variedade de tamanho.
Ingredientes:

01 tablete de chocolate meio amargo ou ao leite, se preferir (dica: kopenhagen e Nugali não tem glúten)
Morangos limpos, com folha e cabinho

Modo de Fazer:

Derreter o chocolate no microondas por 01 minuto na potência média. Se precisar, deixe mais tempo (a cada 30 segundos confira o ponto de derretimento). Se preferir, derreta em banho-maria. Espere amornar.
Limpe o morango e, de preferência desinfete-o. Costumo usar 10 gotas de Hidrosteril, para cada litro de água. Espere 10 minutos e passe na água novamente, para retirar o produto.
Seque bem o morango, pois a água em contato com o chocolate derretido funciona como mágica - endurece na hora, e daí, acabou a receita.
Segure o morango pelo cabinho ou por sua folha e banhe no creme de chocolate. Deixe secar sobre uma forma coberta com papel alumínio ou papel manteiga. Após banhar todos os morangos, leve à geladeira para endurecer o chocolate. Na hora de servir, retire o morango da geladeira e.... ataque!


Bom apetite!!

Nenhum comentário: