sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pão sem Glúten





Esta receita é incrível! Não tem como errar, nem querendo. É facílima e não dá nenhum trabalho. Não requer máquina de pão, utensílios especiais, nada! E o melhor, dá para fazer pão em vários formatos. Na foto acima usei forma para pão de forma, forma para bolo inglês grande e forma para bolo inglês descartável pequeno (ciabata). Vamos à receita?

Ingredientes:

2 colheres de sopa de fermento biológico para pão
1 colher de sopa de açúcar
2 copos de leite ou água, levemente aquecidos
10 colheres de sopa de farinha de arroz
3 colheres de sopa de polvilho doce
3 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de fécula de batata
3 ovos inteiros
2 colheres de óleo
1 colher de café de sal


Modo de preparo:


Coloque no liquidificador o fermento biológico, o açúcar e o leite (ou água) levemente aquecido. Ligue o liquidificador e acrescente a farinha de arroz, o polvilho doce, o amido de milho, a fécula de batata, os ovos, o óleo e sal. Desligue, tampe e deixe crescer até atingir a tampa do liquidificador. Demora, mais ou menos, 15 minutos. Unte duas formas para pão com óleo e polvilhe com farinha de arroz. Coloque a massa nas duas formas e ponha no forno pré-aquecido a 180 graus. Asse por 30 minutos ou até fazer o teste do palito e verificar que a massa não está mais grudando.


OBS: a água pode ser substituída por leite. A farinha de arroz e o polvilho doce são a base do pão, nunca podem faltar. As outras farinhas podem ser substituídas por fécula de batata, farinha de soja, farinha de milho, farinha de arroz integral ou outras farinhas sem glúten.

Assim que o pão estiver pronto, uma opção para durar bastante tempo sem estragar é congelá-lo fatiado. No momento de servir, basta aquecer a fatia no microondas ou na torradeira, que fica muito gostoso.
Uma variação é fazer torradas para canapés ou croutons, para serem servidos com sopas e saladas. Coloque os cubinhos de pão numa forma, salpique orégano, sal e azeite e leve para torrar no forno.
Bom apetite!!

18 comentários:

Regina Thober disse...

Você é incrivel! só você para divulgar esta receita. Tenho certeza que para chegar ao ponto certo deve ter testado muitas vezes, o que dá um trabalho enorme e agora, divulga para todos que precisam. Mais uma vez parabéns: o mundo precisa de gente assim!
beijo,
Regina Thober

André disse...

Muito legal! Nos meus pães eu tbm usao sempre a farinha de arroz e o polvilho doce como base! Mas eu acrescento tambémn o polvilho azedo, pois acho que dá um gosto legal.

Nunca fiz no Liquidificador, com certeza vou testar a sua receita! Obrigado.

Mari Monteiro disse...

Nossa, parece muito boa essa receota mesmo. Apenas uma dúvida, que tamanho de copo vc usa como medida???
Bjos e obrigada

Anakoelho disse...

Hummmm parece ótimo,vou anotar a receita,obrigada!
Boa noite t+.

Raphael Peixoto disse...

pois é.. gostaria muito de saber a medida do seu copo! é copo americano, xi´cara, o que?? obrigada!!

e parabens pelas receitas incriveis.

beijo, bartyra

Malu disse...

Que delícia! Vou tentar fazer!
Sou aventureira na cozinha desde que descobri a DC. Fiz um blog, q não chega nem aos pés do seu, mas, eu tô tentando... Heheheh!!
Obrigada pelas receitas.
Malu.
Passa lá: http://malu-comseusbotoes.blogspot.com

Dámaris disse...

Caramba Alice, muito legal achar seu blog, com certeza esse final de semana vou tentar fazer esse pão, ainda nao fiz nenhum. Descobri que sou celiaca a 6 meses, tenho 25 anos, no inicio foi bem dificil, mas agora ja estou mais adaptada, e o mais dificil de eu me adaptar é o pao, vou tentar fazer esse em casa. Abraços

Cintia disse...

Oi Alice!!! Obrigada pela receita desse pão!! Minha irmã descobriu que é celíaca e eu estou tentando ajudá-la a se adaptar à nova alimentação. Tinha algumas dúvidas:
o fermento biológico que você usa é o fresco ou o seco? O copo que você usa é o americano ou é um maior de 250mL? Agradeço desde já o seu carinho em disponibilizar as suas receitas!!!
Um abraço!

Cintia Martins

nikita disse...

Muito estranho. Fiz a receita duas vezes, sem alterar nada, e nas duas deu errado. Ficou uma sola. Além disso, a receita não cresceu até a tampa do liquidificador.

http://img684.imageshack.us/img684/3663/img955h.jpg

minamorim disse...

A receita fica líquida mesmo?

minamorim disse...

A receita fica líquida mesmo?

tatie. disse...

Olha!!! A minha ficou líquida demais, não fermentou e depois de assada só o fundo corou! Em cima ficou rachada e o meio mole, tipo um creme!!! Provei a parte que dava pra comer, a do fundo e achei meio sem sal. Creio que o erro foi a fermentação e o excesso de líquidos!! Vou tentar novamente. Obrigada pela receita. Muito prática!

Raíssa Hardt disse...

Olá, bom dia.

Gostaria de saber qual a medida do copo.

Obrigada.

Brubis13 disse...

Não deu certo! Fiz 3 vezes e ficou solado...

Valerio Oliveira disse...

Muito obrigado, o pão ficou exatamenre igual a foto ! Nunca tinha feito nenhum pão ! Rápido, fácil e gostoso.

Valerio Oliveira disse...

Muito obrigado, o pão ficou exatamenre igual a foto ! Nunca tinha feito nenhum pão ! Rápido, fácil e gostoso.

Livia disse...

por favor o fermento é o instantâneo o fresco qual?

Larissa Paola Noronha Maciel disse...

Qual a medida do copo???
Bjs